Time da Escola do MP participa do Encontro Estadual do Tribunal do Júri 2023

07/06/2023

Nos dias 1º e 2 de junho, o Ministério Público de Santa Catarina promoveu em Lages o Encontro Estadual do Tribunal do Júri 2023. O evento reuniu Promotores de Justiça responsáveis pela acusação de réus que cometem crimes dolosos contra a vida. Durante o encontro, a equipe da Escola do MP marcou presença e ministrou palestras.

O diretor da Escola do MP e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Locatelli, fez a abertura do evento representeando o PGJ Fábio de Souza Trajano de Souza. Além dele, esteve presente o Promotor de Justiça do MPDFT e professor da Escola, Antonio Henrique Graciano Suxberger, que realizou uma palestra sobre "As vítimas de homicídio no Brasil".

Também estiveram presentes o Promotor de Justiça do MPES, Rodrigo Monteiro da Silva, que abordou o tema "Criminalização de chefes do tráfico nos crimes de homicídio", e o Procurador de Justiça Criminal do MPSP, Edilson Mougenot Bonfim, que proferiu a palestra "Réplica, tréplica e uso de apartes". Os palestrantes foram presenteados com camisetas e moletons da Instituição.

O evento contou com a participação do ex-diretor da Escola do MP, Alexandre Carrinho Muniz. Ele compartilhou sua experiência juntamente com os Promotores de Justiça do MPSC, Fabrício Nunes e Luciana Uller Marin, sobre o Tribunal do Júri mais longo da história do estado. Essa sessão ocorreu em março deste ano no Fórum de Lages e durou cinco dias. Ao final do julgamento, os 22 réus foram condenados pelos crimes de homicídio e/ou organização criminosa, que foram praticados dentro do presídio masculino.